quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O roteiro da vida

Por: Rildson Gusmão.

No mar estava escrito uma cidade. Não sei por que, mas desde a primeira vez que fui ao Rio de Janeiro, nunca mais esqueci esta frase do nosso mineiro Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana.

Talvez depois disso, comecei a acreditar que todos nós estamos nessa vida, não apenas de passagem, mas com um roteiro definido e um caminho certo a percorrer. Mas, porque tentamos a todo custo mudar isso? Será a vontade impiedosa de fazer diferente, de chamar mais atenção? Até que ponto o diferente é certo ou errado?

Passamos por fases, momentos, estilos e modos de vida bem diferentes uns dos outros, mas certas verdades se aplicam a todos sem distinção de cor, credo ou raça e ainda mais, condição social.

Creio que o ser humano seja movido a desafios. Destarte, este seria um dos motivos de querer percorrer o caminho mais longo – estudos, trabalho – o mais árduo, pois como o que vem fácil vai fácil também, o caminho mais difícil se torna mais atraente, chamativo e desafiador, sendo no final a sensação de dever cumprido muito mais interessante.

O professor Píer é perfeito em sua palestra, mostra através de dados e estatísticas, que tudo o que ele fala é a mais pura verdade, mostra através de sua experiência de vida o melhor caminho a percorrer para se chegar ao tão sonhado sucesso.

E novamente vem a indagação. Porque a maioria prefere ser aluno a ser estudante? Por que prefere estudar coletivamente a ser autodidata?

Ao mesmo tempo, o desafio do novo faz colocarmos o pé no freio, travar mesmo, sem ao menos saber se o novo é bom ou ruim. O medo de se mostrar, de dar a cara para bater, faz com que a maioria prefira sempre ser platéia e não palco, prefira estar sempre ouvindo, do que lá na frente falando para todos, pensando. Portanto, mesmo sabendo da verdade, mesmo sabendo que tem que estudar e não apenas assistir aulas, que não basta ler, tem que escrever também, a maioria prefira sempre ser coadjuvante a ser protagonista.


E assim é a vida, com ou sem roteiro, com ou sem desafios, hora fazemos tudo o que os outros fazem, chegando obviamente ao mesmos resultados, hora fazemos diferente, para conseguir resultados mais animadores. Claro que muitos ficam pelo caminho, pelo medo do desafio, mas quem segue sempre em frente e nunca desiste, um dia será recompensado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário